terça-feira, 11 de maio de 2010

Pé na Estrada!!!

Família em frente ao London Eye. Se liga na ventania que estava fazendo!!!


Boa noite a todos!!
Como vão? Aqui está tudo maravilhosamente bem, a viagem está ótima e as cidades que estamos passando são muito bonitinhas.

Domingo saímos de carro de Lisboa e fomos em direção à cidade de Porto. No caminho passamos
pelas cidades de Óbidos, Fátima e Coimbra.

Óbidos é uma cidadezinha bem pequena, com casinhas lindas brancas, ruas tortuosas, cercadas por uma muralha medieval, o que faz dessa uma cidade bem diferente e interessante de se conhecer.

Já em Fátima só conhecemos o Santuário que tem lá, que é o sonho da Vó Ceição de conhecer. O santuário é belíssimo, com uma catedral linda, uma estátua do Papa João Paulo II, com toda a história da aparição da Nossa Senhora por lá e com muitos peregrinos que vão para lá para pagar promessas (vemos muitas pessoas andando de joelhos até a imagem de Fátima), o que na verdade torna o lugar muito pesado espiritualmente. Perdi as contas de quantas vezes segurei o choro lá dentro.

Coimbra não deu pra conhecer turisticamente, mas tivemos a oportunidade de conhecer o que descobrimos ser um dos maiores eventos portugueses: o Desfile das Fitas ou Queima das Pastas, que é a formatura dos estudantes da Faculdade de Coimbra. Eles fazem um super desfile pelas ruas das cidades em caminhões decorados com papel crepom, distribuem cerveja lá de cima, jogam cerveja um nos outros e ficam bastante bêbados. Pelo tempo que estivemos lá, passaram 42 caminhões, mas o desfile estava ainda longe de acabar. Confesso que fiquei com inveja da festa.

À noite, finalmente chegamos em Porto. O hotel é bem antigo e portanto não tem muito luxo
(a internet inclusive não está funcionando), mas o pessoal é simpático e o café de manhã é
gostoso. Chegamos bem na hora da festa: o Benfica foi campeão nacional e as ruas estavam cheias de torcedores e buzinas de carros. Demos uma sorte tremenda: o nosso hotel era bem na Praça Marquês de Pombal, onde foi a grande festa do Benfica, que as ruas estavam fechadas e tal.

Segunda-feira fomos passear por Porto: andamos pelas ruazinhas estreitas e cheias de sobe-e-desce, visitamos uma livraria aqui que tem uma decoração lindíssima, conhecemos o Palácio da Bolsa, que é lindíssimo, uma catedral barroca cheeia de detalhes e o beira-rio cheio de restaurantes. À noite ficamos no quarto, com os velhinhos bebendo um vinho e comendo pão.


Terça-feira pegamos o carro cedo de novo e pé na estrada.
Passamos em Amarante, uma cidade pequenininha mas com uns doces ma-ra-vi-lho-sos.
De lá fomos para Viana do Castelo, cidade onde nasceu Caramuru. Cidade portuária muito bunitinha também.
Almoçamos lá e partimos para Santiago de Compostela, na Espanha, nossa parada final do dia. A cidade é bastante religiosa e surpreende por ser maior do que a maioria das cidades que tem como carro-chefe o turismo católico.


O PAPA
Parece que estamos fazendo os caminhos que o Papa vai fazer aqui em Portugal, só que uns
três dias antes dele. Ele chega em Lisboa dia 11, em Fátima dia 13 e em Porto dia 14. As
cidades estão todas enfeitadas com cartazes amarelos (a cor do Vaticano) e com dizeres de
'Bem-vindo, Papa'. Em parte é até bom, porque as cidades estão uma zona por causa da chegada dele ao país. A televisão não se fala em outra coisa.



Bem, gente. É isso. Tenho que dormir agora porque aqui na Espanha são 5h a mais que no Brasil, ou 1h a mais que Portugal, e amanhã acordamos cedo para ver a cidade e ainda temos que ir para a estrada novamente.
Um beijo a todos.

Um comentário: